Economia

Indústria volta a crescer após 18 meses

Apesar do resultado positivo no terceiro trimestre de 2006, expectativa dos empresários é de redução das exportações nos próximos seis meses

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h20.

Após 18 meses sem crescer - ou até mesmo, encolhendo -, a indústria brasileira recuperou o fôlego e cresceu no terceiro trimestre de 2006. De acordo com levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta quarta-feira (25/10), o indicador de produção subiu de 48,2 pontos no segundo trimestre para 53,2 pontos no último período. Já o faturamento passou dos 48,4 pontos para 53,1 pontos. A escala vai de 0 a 100 pontos, sendo que acima de 50, a evolução é positiva.

Os setores de álcool, limpeza e perfumaria, farmacêuticos e químico foram os que apresentaram melhores resultados, com o índice de produção apontando 65,6 pontos, 62,5 pontos, 59,5 pontos e 56,4 pontos, respectivamente. O desempenho foi superior entre as grandes companhias, cujo indicador de produção atingiu 56,8 pontos, ante 51,4 pontos das pequenas e médias empresas.

Os empregos, no entanto, permaneceram estáveis, com indicador de 50,2 pontos, apesar de o nível de utilização da capacidade instalada ter subido de 71% para 73%.

Segundo a CNI, o aumento da produção industrial é comum nessa época do ano, na qual o setor se prepara para as vendas de final de ano. Para os próximos seis meses, entretanto, a expectativa dos empresários é negativa, com perspectiva de redução nas exportações.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Prévia do PIB: IBC-Br recua 0,4% em julho, primeira queda em quatro meses

Igualdade de gênero poderia acrescentar R$ 60 trilhões ao PIB global, diz estudo

Em disputa de R$ 1 bi, Caixa não liberará terreno no Rio para estádio do Flamengo sem compensação