Economia

Indústria de São Paulo cresce pelo sexto mês consecutivo

A produção industrial de São Paulo em janeiro cresceu 4,6% em relação ao mesmo mês de 2003. Quando comparada ao mês de dezembro, essa taxa foi de 0,8%. Com esse dado, a indústriada região registra o sexto mês de crescimento consecutivo, segundo divulgou nesta segunda-feira (15/3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h01.

A produção industrial de São Paulo em janeiro cresceu 4,6% em relação ao mesmo mês de 2003. Quando comparada ao mês de dezembro, essa taxa foi de 0,8%. Com esse dado, a indústriada região registra o sexto mês de crescimento consecutivo, segundo divulgou nesta segunda-feira (15/3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com desempenho positivo e taxas acima da média nacional, além da paulista, ficaram as indústrias do Rio Grande do Sul, com 11,3%, as da região Sul, com 4,7%, e a de Santa Catarina, com 3,3%. Paraná, Ceará e Minas Gerais também registraram crescimentos de 1,7%, 1,4% e 1%, respectivamente. Já a atividade industrial do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, da região nordeste, da Bahia e de Pernambuco, tiveram desempenho negativo.

A indústria do Rio Grande do Sul liderou o crescimento graças às empresas de colheitadeiras agrícolasque estão sendo impulsionadas pelo agronegócio. Em São Paulo, o crescimento da atividade industrial esteve relacionado aos setores químico, de material elétrico e de comunicações e o mecânico.

Na contramão, a queda de 5,9% na atividade industrial do Rio de Janeiro no primeiro mês do ano versus o mesmo mês de 2003, é resultado principalmente da retração dos setores de extração mineral, além dos de transformação, têxtil e químico. 

Ao contrário da indústria do Espírito Santo, que devido à paralisação para manutenção de plataformas marítimas de extração de petróleo, registrou queda de 5,1% na comparação janeiro versus janeiro, mas mantém no acumulado dos últimos 12 meses uma taxa de crescimento de 9,7%, a atividade industrial do Rio de Janeiro também tem desempenho negativo no acumulado. O mês de janeiro é o décimo consecutivo de queda e no balanço dos últimos 12 meses, a retração é de 1,7%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada