Economia

Bolsas dos EUA têm segunda semana de ganhos por Europa e Google

Nova York - O principais índices do mercado acionário norte-americano registraram a primeira sequência de duas semanas seguidas de alta desde o início de julho nesta sexta-feira, após os fortes resultados do Google e a manutenção do otimismo de investidores quanto a uma solução para a crise da dívida na zona do euro. O índice […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 19h47.

Nova York - O principais índices do mercado acionário norte-americano registraram a primeira sequência de duas semanas seguidas de alta desde o início de julho nesta sexta-feira, após os fortes resultados do Google e a manutenção do otimismo de investidores quanto a uma solução para a crise da dívida na zona do euro.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 1,45 por cento, para 11.644 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,82 por cento, para 2.667 pontos. O índice Standard & Poor's 500 ganhou 1,74 por cento, para 1.224 pontos.

Na semana, o Dow Jones teve ganho de 4,9 por cento, enquanto o S&P 500 teve alta de 6 por cento e o Nasdaq disparou 7,6 por cento.

Os ganhos colocaram o Dow Jones e o Nasdaq de volta em território positivo no ano, marcando uma expressiva mudança de direção nos índices se comparada à de duas semanas atrás, quando a ameaça de um default da Grécia e dados fracos da economia dos Estados Unidos fizeram a ala compradora se distanciar do mercado.

"Existem catalisadores positivos que podem estar a caminho --resultados de empresas e uma ação por meio de políticas mais formalizada na Europa", disse a vice-presidente de investimentos de equities na Calvert Investment Management, Natalie Trunow, que gerencia cerca de 14,8 bilhões de dólares.

O índice S&P havia saltado 14 por cento em relação à sua mínima intradia em 4 de outubro, a 1.074 pontos, que temporariamente o colocou em território considerado baixista.

Agora investidores estão observando o mercado para ver se as ações podem sustentar uma movimentação para cima do patamar de 1.215 a 1.220 pontos, maior nível atingido desde o início de agosto.

O Google liderou a alta no Nasdaq nesta sexta-feira, com sua ação saltando 5,85 por cento, um dia depois de seus resultados surpreenderem o mercado, escorados nas fortes vendas de publicidades e no controle de gastos.

Na semana que vem, grandes companhias como Goldman Sachs, Bank of America e Apple divulgam seus resultados trimestrais.

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame