Economia

Inadimplência dos consumidores cresce em julho

Maior oferta de crédito e prazos maiores sustentaram expansão de inadimplentes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

A inadimplência das pessoas físicas cresceu 2,6% em julho, quando comparada a junho. O avanço foi verificado após a forte queda detectada em junho - 12,8% sobre maio. Para a Serasa, empresa de análise de risco de crédito, a maior inadimplência do mês passado foi causada pelo aumento do volume de dívidas dos consumidores, decorrente da oferta de crédito e do alongamento dos prazos de pagamento. A Serasa afirma que a inadimplência poderia crescer ainda mais, se não fosse atenuada pelo ligeiro incremento da renda e do emprego formal, além da baixa taxa de inflação.

Na comparação com julho de 2005, a inadimplência registrou alta ainda mais expressiva - 16,3%. Nos primeiros sete meses do ano, também houve aumento do número de inadimplentes - 15,5% sobre igual período do ano passado.

No último mês, os cartões de crédito e dívidas com financeiras foram os que mais sofreram com o não-pagamento dos clientes, com uma participação de 33,7%. A segunda categoria de dívidas foi a dos cheques sem fundos, com 31,8% do total. As dívidas bancárias responderam por 31,8%. Por último, vieram os títulos protestados, com 2,9% de peso.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade