Importação de minério de ferro da China salta em novembro
PEQUIM (Reuters) - As importações de minério de ferro da China em novembro subiram 12,3 por cento em relação ao mês anterior e alcançaram 51,07 milhões de toneladas, mas a produção de aço recuou no período em meio a uma desaceleração da indústria para o inverno, mostraram dados oficiais na sexta-feira. Apesar de a produção […]
Da Redação
Publicado em 11 de dezembro de 2009 às 09h00.
PEQUIM (Reuters) - As importações de minério de ferro da China em novembro subiram 12,3 por cento em relação ao mês anterior e alcançaram 51,07 milhões de toneladas, mas a produção de aço recuou no período em meio a uma desaceleração da indústria para o inverno, mostraram dados oficiais na sexta-feira.
Apesar de a produção de aço bruto ter caído 8,7 por cento, para 47,26 milhões de toneladas, as importações de minério continuaram fortes, com as usinas buscando refazer seus estoques, sugeriram traders.
"A maior parte das usinas gosta de ter 40 dias de estoques, mas uma forte produção de aço significa que elas têm agora cerca de 20 dias", disse um trader de Zhejiang.
Analistas disseram que apesar da queda sazonal na demanda de aço, o aumento nos volumes de importação de minério de ferro em novembro era esperado.
As importações de minério de ferro em outubro foram de 45,47 milhões de toneladas, queda de quase 30 por cento em relação ao recorde de setembro de 64,55 milhões de toneladas, com traders cautelosos sobre uma possível queda na produção de aço nos últimos meses do ano.
O governo chinês demonstrou preocupação de que o alto volume de importação de minério de ferro neste ano tenha sido causado por atividades especulativas entre traders e empresas de aço.
A produção de aço no país subiu 12,1 por cento, para 581,177 milhões de toneladas nos primeiros onze meses do ano. Mas a alta do volume de minério de ferro importado foi ainda maior, saltando 38,4 por cento, para 565,86 milhões de toneladas, no mesmo período.
Parte disso foi provocada por preços mais baixos no mercado à vista, o que tornou o minério de ferro doméstico pouco atrativo, mas uma recuperação do preço em novembro elevou a produção chinesa no mês passado para um novo recorde de 86,781 milhões de toneladas.
(Reportagem adicional de James Regan em Sydney)