Governo volta a reduzir IPI para montadoras
A medida, que será apreciada pelo Senado, pretende compensar o setor automotivo dos aumentos no PIS e na Cofins
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h28.
O governo federal irá reduzir novamente o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as montadoras de veículos. A iniciativa tem como objetivo neutralizar para o setor o aumento nas alíquotas do PIS e da Cofins. A medida foi decidida depois de o setor reclamar ao Ministério da Fazenda do ônus que sofreria com o aumento das duas contribuições, que ainda precisa ser aprovado pelo Senado
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a cadeia automotiva é organizada de tal forma que somente um dos participantes no caso as montadoras fica responsável pelo recolhimento do PIS e da Cofins. É o chamado regime monofásico de tributação, que foi implantado em alguns setores.
Conforme o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, com a mudança no IPI, a carga tributária do automóvel não será elevada. Sem a redução do imposto, o aumento da Cofins e do PIS faria com que o setor automotivo pagasse dois ou três pontos percentuais a mais de tributos que os 9,25% pagos por outros ramos da economia.
Rachid informou que a medida de compensação será encaminhada ao Senado para apreciação na próxima semana.