Governo inicia campanha contra a aftosa
O governo brasileiro inicia neste sábado (1/11) a campanha de vacinação contra a febre aftosa em 12 estados brasileiros (Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal). Segundo o Ministério da Agricultura, serão vacinados em 30 dias mais de 132 milhões de bovinos, […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h56.
O governo brasileiro inicia neste sábado (1/11) a campanha de vacinação contra a febre aftosa em 12 estados brasileiros (Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal). Segundo o Ministério da Agricultura, serão vacinados em 30 dias mais de 132 milhões de bovinos, no circuito pecuário do Centro-Oeste e em estados do Norte e Nordeste.
As ações são de responsabilidade compartilhada, cabendo ao governo federal a formulação das políticas públicas para o setor, aos estados a coordenação dessas políticas e ao produtor rural a execução da vacinação. As vacinas são fornecidas por seis laboratórios credenciados pelo ministério: Bayer, Merial, Cooper, Valle, Pfizer e Intervet. Há dois anos e dois meses não há casos de aftosa no país. O último ocorreu no Maranhão dia 18 de agosto de 2001.
O Brasil é hoje, segundo o ministério, o maior exportador de carne bovina do mundo, devendo fechar este ano com um volume exportado de 1,3 milhão de toneladas.