Economia

Governo espera investimento privado de R$ 55 bi até 2007

Brasília, 3 de setembro (Portal EXAME) O governo espera levantar 55 bilhões de reais nos próximos quatro anos com parcerias. A idéia é atrair empresas privadas e outras organizações para contribuir com 2,97% das obras do Plano Plurianual de investimento 2004-2007 (PPA). O plano prevê, ao todo, investimento de 1,86 trilhão de reais. O projeto […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h06.

Brasília, 3 de setembro (Portal EXAME) O governo espera levantar 55 bilhões de reais nos próximos quatro anos com parcerias. A idéia é atrair empresas privadas e outras organizações para contribuir com 2,97% das obras do Plano Plurianual de investimento 2004-2007 (PPA). O plano prevê, ao todo, investimento de 1,86 trilhão de reais. O projeto de lei da Parceria Público-Privada deverá ser aberto à discussão com a sociedade em uma ou duas semanas , disse o ministro do Planejamento, Guido Mantega, que apresentou o PPA nesta quarta-feira (3/9). O texto está pronto e esperamos que seja aprovado no Congresso até o final do ano .

No momento, como não há planos de privatização no governo federal, o principal meio para usar o capital privado são as concessões. Segundo Mantega, elas continuarão sendo aproveitadas, principalmente nos setores de transporte rodoviário e ferroviário. A Parceria Público-Privada (PPP) será um novo instrumento, mais flexível, com o qual o governo espera atrair capital privado para empreitadas com baixo potencial lucrativo. Pela PPP, a empresa investiria na obra e o governo complementaria o lucro a ser obtido com o serviço no futuro por exemplo, com o pedágio de uma rodovia pouco freqüentada.

Projetos grandiosos não faltam no PPA. Por exemplo, o aproveitamento da Bacia do Rio São Francisco para levar água a 11 estados, para irrigação e consumo, deverá custar 5,5 bilhões de dólares. O governo espera realizar pelo menos um terço da obra até 2006. O PPA estima que a iniciativa privada entre com 36,28 bilhões de reais nos projetos de infra-estrutura, dentro de um total de 298,33 bilhões. A maior parte do investimento iria para os setores de eletricidade, petróleo e gás.

Segundo as projeções do governo, as companhias estatais investiriam 143 bilhões de reais, ou 7,71% do PPA. Desse total, 135,17 bilhões iriam para obras de infra-estrutura. Diferentemente do setor privado, elas não dependem de nenhuma nova lei para realizar esse plano. As estatais já apresentam condições de fazer esse investimento , afirmou Mantega.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Selic deve cair 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes