Economia

Fraca atividade econômica derruba arrecadação federal

A arrecadação federal no mês de agosto caiu para 19,758 bilhões de reais em agosto, contra os 23,473 bilhões de reais obtidos em julho. O número, divulgado nesta quinta-feira (11/9), pode forçar o governo a reduzir as despesas para conseguir cumprir a meta do superávit fiscal. "A meta de superávit será atingida de qualquer maneira, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h06.

A arrecadação federal no mês de agosto caiu para 19,758 bilhões de reais em agosto, contra os 23,473 bilhões de reais obtidos em julho. O número, divulgado nesta quinta-feira (11/9), pode forçar o governo a reduzir as despesas para conseguir cumprir a meta do superávit fiscal. "A meta de superávit será atingida de qualquer maneira, se for necessário vamos reduzir despesas", disse o ministro do Planejamento, Guido Mantega. O resultado ruim foi justificado pelo ministro pela fraca atividade econômica no mês passado. Segundo Mantega, a receita do mês de agosto ficou cerca de 600 milhões de reais abaixo da previsão do governo.

Nos primeiros oito meses do ano, a arrecadação federal atingiu 179,038 bilhões de reais, abaixo dos 179,874 bilhões de reais obtidos no mesmo mês do ano passado. Os valores são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O governo tem como meta alcançar um superávit primário do setor público de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Até julho, o governo vinha conseguindo cumprir com folga a meta, com um superávit acumulado nos primeiros sete meses do ano de 44,329 bilhões de reais, equivalente a 5,05% do PIB.

Com informações de agências de notícias

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Empresas podem regularizar divergências em PIS e Cofins até novembro

Governo vai aplicar imposto de 15% sobre lucro de multinacionais

BC gasta até R$ 50 milhões ao ano para manter sistema do Pix, diz Campos Neto

Governo edita MP que alonga prazo de dedução de bancos e deve gerar R$ 16 bi de arrecadação em 2025