Exame Logo

FMI diz que política fiscal brasileira é exemplar

Aproveitando divulgação de documento esta semana em Washington, o governo brasileiro intensificou a defesa de inovações na relação do Fundo Monetário Internacional com os países assistidos

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

O Brasil é modelo para a América Latina no quesito ajuste fiscal. O elogio parte do Fundo Monetário Internacional (FMI) em relatório divulgado nesta semana (clique aquipara ler a íntegra). O documento intitulado "Estabilização e Reforma na América Latina" foi elaborado por sete especialistas do FMI e traça uma revisão da macroeconomia regional desde o início dos anos 90.

O texto credita à lei brasileira de Responsabilidade Fiscal, em vigor desde 2000, uma aceleração da transparência e consolidação fiscal no país (leia artigo exclusivo de Raul Velloso comentando os riscos atuais ao equilíbrio das contas no Brasil).

Veja também

Na tentativa de capitalizar esse reconhecimento público do FMI e o cumprimento com folga das metas do acordo, o governo brasileiro enviou a Washington o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, para fazer lobby pela aprovação de propostas defendidas pelo governo Lula.

As duas principais reivindicações são a criação de um fundo emergencial para casos de choque externo e a retirada dos gastos com projetos de infra-estrutura do cálculo do superávit ou déficit primário. A última alteração daria ao governo mais margem para investimentos em obras de saneamento e transportes.

Ontem o ministro da Fazenda, Antônio Palocci,reiterouque o Brasil não precisa de um novo acordo nem vai sacar os recursos disponíveis pelo acordo vigente desde 2002.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame