Economia

Em 12 meses, 30% do setor industrial investiu menos

Esse é o mesmo porcentual registrado no segundo trimestre deste ano


	Indústria: a parcela das empresas que investiram mais nos 12 meses anteriores também era maior
 (Arquivo/Agência Brasil)

Indústria: a parcela das empresas que investiram mais nos 12 meses anteriores também era maior (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 09h14.

Rio - O porcentual de empresas industriais que ampliaram seus investimentos em capital fixo nos 12 meses até o terceiro trimestre de 2014 caiu para 29%, de 36% um ano antes. No sentido contrário, a parcela das que reduziram esse tipo de gasto avançou para 30%, de 25% nos 12 meses até o terceiro trimestre do ano passado.

Os dados foram apontados pela Sondagem de Investimentos da Indústria de Transformação referente ao período entre julho e setembro, divulgada nesta quinta-feira, 11, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre).

"Esta é a primeira vez, na série iniciada no terceiro trimestre de 2012, em que a proporção de empresas que afirmam terem investido menos supera a das que investiram mais nos 12 meses anteriores", afirmou a FGV, em nota.

No segundo trimestre de 2014, a parcela das empresas que investiram mais nos 12 meses anteriores também era maior (31%), enquanto a fatia das que investiram menos havia sido menor (24%).

Para os próximos 12 meses, 30% das empresas planejam ampliar seus programas de investimento, mesmo porcentual registrado no segundo trimestre deste ano, mas fatia menor do que há um ano (34%).

Por outro lado, a parcela das companhias industriais que pretende reduzir os investimentos nos próximos 12 meses passou a 23% no terceiro trimestre deste ano. Essa fatia era de 21% no segundo trimestre de 2014, e de 17% há um ano.

"Embora se mantenha no terreno positivo, a diferença de 7 pontos percentuais entre a proporção de respostas favoráveis e desfavoráveis é também a menor dos nove trimestres pesquisados", ressaltou a instituição.

A Sondagem de Investimentos é um levantamento estatístico trimestral que fornece sinalizações sobre o rumo dos investimentos produtivos no setor industrial. A coleta de dados para a sondagem divulgada hoje ocorreu entre 7 de julho e 29 de agosto. Foram ouvidas 699 empresas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasInvestimentos de empresas

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame