Faturamento de pequenas empresas cai 19,4% em um ano
setor que tradicionalmente, graças ao Dia dos Pais, puxa para cima o faturamento das pequenas e médias empresas. A pesquisa revelou ainda outros números pouco favoráveis: no acumulado dos últimos 12 meses, a queda no faturamento real dessas empresas já é de 19,4%. De julho para agosto, o índice de pessoal ocupado também caiu cerca […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h41.
setor que tradicionalmente, graças ao Dia dos Pais, puxa para cima o faturamento das pequenas e médias empresas.
A pesquisa revelou ainda outros números pouco favoráveis: no acumulado dos últimos 12 meses, a queda no faturamento real dessas empresas já é de 19,4%. De julho para agosto, o índice de pessoal ocupado também caiu cerca de 0,6%, impulsionado pela região do Grande ABC, que registrou uma queda de 3,4%, bem superior à da região metropolitana de São Paulo, de 0,7%, e do interior do estado, de 0,5%. Para o Sebrae, a região metropolitana demitiu menos porque já possui quadros de funcionários ainda mais enxutos que a indústria.
As demissões do ABC, entretanto, não estão associados a um desempenho ainda pior do setor industrial em agosto. Segundo o Sebrae, ele teve o melhor desempenho relativo, com aumento de 1,1% na comparação com julho deste ano. Enquanto isso, no mesmo período, as empresas ligadas ao comércio sofreram uma desaceleração de 2%.