Economia

Exportação sustentou superávit de US$ 82 mi em transações correntes

O Brasil fechou o primeiro trimestre do ano com superávit de 82 milhões de dólares em transações correntes. É a primeira vez desde 1994 que o país consegue saldo positivo um primeiro trimestre. Em igual período do ano passado, o Brasil registrou déficit de 3,3 bilhões de dólares nas transações com outros países. O maior […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h02.

O Brasil fechou o primeiro trimestre do ano com superávit de 82 milhões de dólares em transações correntes. É a primeira vez desde 1994 que o país consegue saldo positivo um primeiro trimestre. Em igual período do ano passado, o Brasil registrou déficit de 3,3 bilhões de dólares nas transações com outros países.

O maior responsável pelo superávit em transações correntes no período foi o saldo positivo na balança comercial, que registrou um crescimento de 27% e em relação ao ano passado e fechou o período em 3,8 bilhões de dólares. Contribuíram também os resultados da conta de serviços, cujos gastos caíram 35%. As viagens internacionais, que no ano passado registram uma despesa de 77 milhões de dólares, proporcionaram entre janeiro e março uma receita de 16 milhões de dólares.

A conta de transações correntes é considerada uma das mais importantes do balanço de pagamentos: sinaliza capacidade do país do formar renda. Nela são registradas operações importantes, como exportações, importações, o movimento do turismo, pagamentos de juros com dívidas, remessas de lucros e transferências entre residentes e não-residentes no país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada