EUA e México chegam a acordo para substituir o Nafta

Autoridade dos EUA disse que as negociações com o Canadá devem começar imediatamente na expectativa de chegar a um acordo final até sexta-feira

Washington – Os Estados Unidos e o México chegaram a um pacto nesta segunda-feira para substituir o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e as negociações com o Canadá devem começar imediatamente na expectativa de chegar a um acordo final até sexta-feira, disse uma autoridade comercial sênior dos EUA.

“Estamos agora convidando os canadenses também e esperamos que possamos chegar a uma conclusão justa e bem-sucedida com eles”, disse a autoridade à Reuters em uma entrevista.

“Ainda há questões com o Canadá, mas acho que elas podem ser resolvidos rapidamente”, disse a autoridade.

O acordo entre os Estados Unidos e o México exigirá que 75 por cento do conteúdo automotivo seja fabricado nos EUA e no México, ante os atuais 62,5 por cento. Também exige que 40 a 45 por cento do conteúdo automotivo seja feito por trabalhadores que ganhem pelo menos 16 dólares por hora, segundo uma segunda autoridade.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.