Exame Logo

EUA derrubam brasileiro da direção da Opaq

Os Estados Unidos conseguiram afastar da direção-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) o brasileiro José Maurício Bustani, que comandava o órgão desde 1997. O país fez o pedido de afastamento na assembléia-geral da Opaq, em Haia (Holanda). Bustani deixa o órgão três anos antes do final de seu mandato. Nesta segunda-feira, […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h03.

Os Estados Unidos conseguiram afastar da direção-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) o brasileiro José Maurício Bustani, que comandava o órgão desde 1997. O país fez o pedido de afastamento na assembléia-geral da Opaq, em Haia (Holanda). Bustani deixa o órgão três anos antes do final de seu mandato.

Nesta segunda-feira, em Haia, um porta-voz da entidade disse que "o diretor-geral foi demitido com efeito imediato". A proposta dos Estados Unidos para derrubar Bustani obteve 48 votos, enquanto 43 países se abstiveram. Seis países votaram contra a proposta.

Veja também

Bustani tem sido combatido pelos Estados Unidos por estar incentivando Saddam Hussein, ditador iraquiano, a assinar o acordo contra armas químicas, o que prejudicaria os norte-americanos na tentativa de uma ofensiva militar do país contra os iraquianos. Os Estados Unidos alegam que as inspeções criadas por Bustani seriam brandas demais.

O país chegou a alegar ainda que Bustani fazia má administração, toma iniciativas mal analisadas e desmoraliza sua equipe. Analistas afirmam que Bustani representaria uma ameaça à caçada terrorista criada pelos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame