Exame Logo

Empréstimo do BNDES permitirá que Petrobras forneça gás natural e água

O BNDES vai liberar empréstimo de 86,6 milhões de reais para a instalação de uma usina termoelétrica a gás natural com capacidade de geração de 226 megawatts no município de Ibirité, Minas Gerais. O projeto da Ibiritermo sociedade de propósito específico controlada em partes iguais pela Petrobras e pela Edison S.p.A. (subsidiária da Fiat) prevê […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.

O BNDES vai liberar empréstimo de 86,6 milhões de reais para a instalação de uma usina termoelétrica a gás natural com capacidade de geração de 226 megawatts no município de Ibirité, Minas Gerais. O projeto da Ibiritermo sociedade de propósito específico controlada em partes iguais pela Petrobras e pela Edison S.p.A. (subsidiária da Fiat) prevê um investimento total de 623 milhões de reais.

O projeto, já em andamento, tem como objetivo construir e operar uma térmica, vizinha à Refinaria Gabriel Passos (Regap) da Petrobras, em Ibirité. A Petrobras fornecerá à Ibiritermo gás natural e água para conversão em energia elétrica, que, por sua vez, será integralmente absorvida pela Petrobras.

Veja também

A energia produzida poderá ser distribuída para três subestações próximas à Ibiritermo: uma da própria Petrobras, na Regap (ligada à estação Barreiro, da Cemig), e duas subestações da Cemig (Cinco e Betim), todas dentro de um raio de 3 Km de distância. Assim, a Ibiritermo poderá transmitir energia para a refinaria Regap da Petrobras, para a fábrica de automóveis da Fiat em Betim ou para o sistema elétrico mineiro através da subestação Barreiro, da Cemig.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame