Economia

Empresas aproveitam momento para pagar dívidas em dólar

Segundo a consultoria Tendências, apenas 29% da dívida total foi renegociada pelas empresasno mês de maio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

Mesmo com o desaquecimento econômico verificado nos primeiros três meses do ano, o ambiente ainda é favorável em vários aspectos. Exemplo disso é a valorização do real frente ao dólar, que vem facilitando o pagamento de dívidas privadas.

Em relatório divulgado hoje (22/6), a consultoria Tendências afirma que rolagem de dívida no mês de maio foi pequena: apenas 29%. O momento é ainda mais favorável ao pagamento de dívidas no exterior. Ao longo do ano, porém, a taxa deve voltar ao patamar dos 50%, diz a consultoria, em função de "alguns anúncios de captações do setor privado".

As empresas também têm obtido bons níveis de lucro, fato que pode ser verificado pelo aumento da arrecadação de impostos que incidem sobre essa fatia, como Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). O Banco Central já elevou sua projeção de lucros e dividendos para 2005, de 7,8 bilhões de dólares para 9 bilhões de dólares.

O fluxo de investimentos estrangeiros no país também permance positivo no ano. De janeiro a maio, o montante foi de 6,3 bilhões de dólares, sendo o setor alimentício e de bebidas o grande receptor desses investimentos. A previsão da Tendências é que a entrada de capitais estrangeiros chegue a 16 bilhões de dólares no ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Relator retira 'jabuti' com impacto de R$ 24 bi nas contas de luz de projeto sobre combustíveis

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus cresce 11,4% em agosto

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social no estado do RJ

Governo aposta em três projetos que somam R$ 56 bilhões para destravar investimentos verdes