Exame Logo

Em outubro, produção industrial cresce em dez regiões

Os índices regionais da produção industrial de outubro mostraram que a atividade continua apresentando sinais de recuperação, informa pesquisa mensal do IBGE. Em relação a outubro de 2001, houve crescimento da produção em dez dos 12 locais cobertos pela Pesquisa Industrial do IBGE. Espírito Santo (22,2%), Rio de Janeiro (20,2%), Pernambuco (12,9%) e Minas Gerais […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

Os índices regionais da produção industrial de outubro mostraram que a atividade continua apresentando sinais de recuperação, informa pesquisa mensal do IBGE. Em relação a outubro de 2001, houve crescimento da produção em dez dos 12 locais cobertos pela Pesquisa Industrial do IBGE. Espírito Santo (22,2%), Rio de Janeiro (20,2%), Pernambuco (12,9%) e Minas Gerais (9,0%) se destacaram com taxas superiores à média nacional (8,9%). Na mesma comparação, também cresceram Rio Grande do Sul (8,1%), Paraná (6,4%), região Nordeste (5,8%), São Paulo (5,0%), região Sul (4,4%) e Ceará (0,2%); enquanto Santa Catarina (-4,7%) e Bahia (-1,3%) tiveram queda na produção.

O desempenho das dez indústrias que apresentaram taxas positivas nesse mês é reflexo de dois fatos. O primeiro é fraca base de comparação, já que em outubro de 2001 os resultados da indústria brasileira foram influenciados por vários problemas, como o racionamento de energia e a desaceleração da economia mundial. O segundo é o bom desempenho dos setores produtores de petróleo, gás e seus derivados, da agroindústria e de outros voltados para o mercado externo, que vêm sustentando o ritmo da produção industrial em 2002.

Veja também

Quanto aos resultados acumulados para o período janeiro-outubro, Rio de Janeiro (11,6%) e Espírito Santo (8,7%) continuaram na liderança do desempenho industrial, prosseguindo com os seus crescimentos apoiados, sobretudo, na extração de petróleo e gás e na fabricação de celulose. Também acima da marca de 1,9% de aumento assinalada para o total do País, ficou a indústria gaúcha (4,1%). Em seguida vêm as da região Sul (1,6%), Paraná (0,9%) e Ceará (0,1%). As quedas mais acentuadas foram observadas em São Paulo (-2,1%), Pernambuco (-2,3%), e Santa Catarina (-2,7%). Houve queda também nos resultados da Bahia (-1,4%) e região Nordeste (-1,6%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame