EM BUSCA DE UMA VOCAÇÃO
O momento é de transição para a metrópole
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h25.
"São Paulo é tradicionalmente um grande centro industrial. Mas esse papel é hoje muito menor. Entre 1970 e 1985, a participação da área metropolitana na produção industrial brasileira caiu de 40% para menos de 30%. Seu futuro é tornar-se um centro de conhecimento ou de consumo -- ou ambos. Nos séculos 18 e 19, as cidades eram baseadas na economia de transporte e na economia de escala. Podia-se aproveitar a escala e economizar custos de transporte, por causa da concentração industrial. Um exemplo é Chicago, construída exatamente com tal propósito. Esse modelo de cidade funcionou por mais de um século. Mas, com a revolução eletrônica, o custo de transporte se tornou muito menos importante. Também a relevância da economia de escala diminuiu. Assim, cidades como São Paulo têm de encontrar uma nova missão. A vocação industrial não será retomada.
As cidades que tiveram sucesso nessa transformação foram as que optaram por duas funções específicas. Primeiro: tornaram-se um centro de conhecimento. Um exemplo é a região do Vale do Silício, na Califórnia. Outra cidade que desempenhou com sucesso esse papel foi Nova York, um grande centro de conhecimento não só em finanças mas em campos como medicina, propaganda e moda. Outro caminho que São Paulo pode seguir -- que, aliás, pode até ter menos glamour, mas não deve ser menosprezado -- é transformar-se num centro de consumo. Hoje, uma cidade competitiva é aquela em que as pessoas gostariam de morar. Nesse quesito, São Paulo compete não só com o Rio de Janeiro mas também com Miami, Santiago, Lisboa e Madri. Para ganhar a concorrência, ela tem de focar um nicho específico e se manter amplamente conectada com o resto do mundo. Gosto sempre de lembrar que o design dos telefones da finlandesa Nokia é desenvolvido na Califórnia, onde os novos chips de computadores são produzidos, e onde reina um ambiente cultural, que lança tendências.
São Paulo tem um grande trunfo, que é seu portentoso e eficiente centro financeiro. Na região metropolitana, com a ajuda da Fapesp, houve um grande progresso no mapeamento do genoma da bactéria da laranja. Ao mesmo tempo, São Paulo está em pleno processo de tornar-se um grande centro de consumo. Mas as condições de vida na cidade estão se deteriorando e afugentando seus habitantes. Uma ferramenta para combater o crime seria confiar as estatísticas a órgãos independentes. A medição do crime é feita por ONGs no mundo todo."