Economia

Eleições podem ofuscar acordo; IBGE divulga inflação de julho

Os mercados brasileiros devem ter uma sexta-feira (09/08) de ajustes depois da euforia com o acordo de 30 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional (FMI). E a nova pesquisa eleitoral do Ibope, divulgada ontem pelo Jornal Nacional -- que traz o candidato José Serra (PSDB) empatado com Anthony Garotinho (PSB) -- deverá ter […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h07.

Os mercados brasileiros devem ter uma sexta-feira (09/08) de ajustes depois da euforia com o acordo de 30 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional (FMI). E a nova pesquisa eleitoral do Ibope, divulgada ontem pelo Jornal Nacional -- que traz o candidato José Serra (PSDB) empatado com Anthony Garotinho (PSB) -- deverá ter sua participação no posicionamento do mercado no decorrer do dia.

O dólar comercial abriu hoje com elevação de 2,3%, vendido a 2,977 reais e comprado a 2,967 reais. Ontem, no dia seguinte após o anúncio do acordo com o FMI, a moeda americana fechou a 2,91 reais, uma baixa de 3,48%. O dólar chegou a cair 5,4%, mas desacelerou em razão da forte procura por negócios -- que deu vazão à demanda reprimida de semanas -- pela manhã.

Analistas do mercado acreditam que o dólar possa retornar a um patamar de 2,80 reais nos próximos dias ou semanas. Mas dificilmente ficará abaixo disso, pois as incertezas com o cenário político deverão continuar pressionando.

A tensão no mercado americano também deve ser lembrada. Ontem, a empresa concordatária WorldCom foi pega em mais uma fraude, desta vez de 3,3 bilhões de reais. A má notícia deve influenciar as bolsas americanas e, por conseqüência, a Bolsa de Valores de São Paulo.

Indicadores

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a taxa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo do mês de julho. A expectativa do mercado é que a inflação fique entre 1,1% e 1,3%.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) anuncia o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Pela manhã, a FGV divulgou o Índice de Preços ao Consumidor do Rio de Janeiro (IPC-RJ), que ficou 0,86% em julho. Em junho, a alta havia sido de um pouco mais do que a metade da taxa, de 0,49%. No ano, o IPC-RJ acumula elevação de 2,87%, e, nos últimos 12 meses, de 6,89%.

Após o fechamento do mercado, a Petrobrás divulga o seu balanço do segundo trimestre de 2002. Os dados serão apresentados na Bovespa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros