El-Erian diz que Grécia precisa de ajuda
Presidente da Pimco diz que prefere investir em títulos do Brasil do que em muitos países do G7
Da Redação
Publicado em 8 de fevereiro de 2010 às 10h41.
São Paulo - O presidente da gestora de investimentos Pimco, Mohamed A. El-Erian, afirmou em entrevista à Bloomberg que a Grécia precisa de ajuda externa para se livrar de suas dívidas e afastar o risco do que pode se tornar uma crise em toda a Europa. O país, que teve o maior déficit orçamentário da União Européia em 2009 - 12,7% da produção -, tem se esforçado para provar aos investidores que pode reduzir esse percentual para a casa dos 3%.
Justamente por causa do clima provocado pelas notícias sobre as dívidas desses países, a companhia de El-Erian reitera sua opinião de que 2010 deverá ser um ano de crescimento mais lento do que a média. “Temos sido muito cautelosos em relação aos títulos soberanos aos quais estamos expostos”, disse o investidor, ao falar sobre os mercados emergentes.
El-Erian disse ainda, ao falar sobre o Brasil, que sua empresa prefere os títulos da dívida brasileira aos de muitos países do G7, "em parte por causa da postura assumida pelo Banco Central para combater a inflação".