Economia

Economia da Itália deve encolher a ritmo mais lento

País enfrenta sua mais longa recessão na era pós-guerra e sua economia encolheu 0,6 por cento no primeiro trimestre

Homem desabrigado dorme em frente à Praça de São Pedro, em Roma: (Max Rossi/Reuters)

Homem desabrigado dorme em frente à Praça de São Pedro, em Roma: (Max Rossi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2013 às 08h38.

Roma - A economia da Itália deve contrair a um ritmo mais lento no segundo trimestre deste ano e pode se estabilizar no segundo semestre, afirmou nesta sexta-feira o vice-diretor-geral do banco central do país, Fabio Panetta, citando estimativas de analistas.

A Itália enfrenta sua mais longa recessão na era pós-guerra e sua economia encolheu 0,6 por cento no primeiro trimestre ante os três últimos meses de 2012.

Panetta disse que não há espaço para a Itália estimular o crescimento através da elevação de seu déficit orçamentário devido a tensões nos mercados financeiros e à necessidade de reduzir sua forte dívida.

Ele alertou sobre o risco de investidores institucionais mudarem para mercados estrangeiros sem emissões adequadas de ações por empresas italianas. Ele disse que incentivos tributários podem ajudar a encorajar empresas a listarem ações no mercado.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIB

Mais de Economia

CPI: inflação dos EUA sobe 0,1% em julho e dá novo sinal sobre juros

IPCA desacelera para 0,07% em julho com queda dos preços dos alimentos

Em ata, BC indica manutenção de juros altos por mais tempo

Vale-refeição rende menos e dura apenas 9 dias no Brasil, mostra pesquisa