Exame Logo

Dow Jones fecha abaixo de 10 mil pontos por Europa

NOVA YORK (Reuters) - O índice Dow Jones terminou a segunda-feira abaixo dos 10 mil pontos pela primeira vez desde novembro, uma vez que investidores venderam ações de bancos por conta da intensificação dos temores sobre problemas na dívida soberana da zona do euro. O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 1,04 […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2010 às 18h55.

NOVA YORK (Reuters) - O índice Dow Jones terminou a segunda-feira abaixo dos 10 mil pontos pela primeira vez desde novembro, uma vez que investidores venderam ações de bancos por conta da intensificação dos temores sobre problemas na dívida soberana da zona do euro.

O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 1,04 por cento, para 9.908 pontos. O Nasdaq Composite caiu 0,70 por cento, a 2.126 pontos. O Standard & Poor's 500 perdeu 0,89 por cento, a 1.056 pontos.

Veja também

Os papéis do Bank of America perderam mais de 3 por cento, enquanto os do JPMorgan recuaram 1,6 por cento e os do Citigroup cederam 2,2 por cento.

O índice financeiro do S&P caiu 2,2 por cento e o índice de bancos KBW retrocedeu 1,5 por cento.

Preocupações com relação à estabilidade fiscal de Grécia, Portugal e Espanha têm atormentado os mercados globais ao longo das últimas duas semanas, reduzindo o apetite por ativos considerados de maior risco.

"O mercado ainda está sendo pressionado por preocupações com a Europa, e os bancos estão sendo pressionados mais por conta de sua possível exposição a problemas de dívida soberana, principalmente da Grécia", disse Frank Pavilonis, estrategista sênior de mercado da Lind-Waldock, em Chicago.

Os índices em Wall Street recuaram a níveis críticos, com o Dow novamente abaixo de 10 mil pontos e o S&P 500 acumulando desvalorização de 8,1 por cento ante ao pico de fechamento em 15 meses, alcançada em 19 de janeiro. O S&P 500, contudo, ainda tem alta de 56,2 por cento ante a mínima atingida em março de 2009.

No Nasdaq, as ações da Apple tiveram o maior peso negativo, em queda de 0,7 por cento. A fabricante de chips Qualcomm caiu 1,4 por cento.

(Por Ellis Mnyandu; Reportagem adicional de Angela Moon)

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame