Economia

Discurso de Lula é aguardado em Porto Alegre; Chávez vem ao evento

Um dos discursos mais aguardados deste Fórum é o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta sexta-feira (24/1). O presidente chega a Porto Alegre hoje à noite. Em Porto Alegre, Lula falará para uma platéia de milhares de pessoas e deve receber vaias de alguns setores inconformados com sua ida a Davos. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h48.

Um dos discursos mais aguardados deste Fórum é o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta sexta-feira (24/1). O presidente chega a Porto Alegre hoje à noite. Em Porto Alegre, Lula falará para uma platéia de milhares de pessoas e deve receber vaias de alguns setores inconformados com sua ida a Davos. Na Marcha pela Paz, que deve iniciar às 17 horas desta quinta-feira em Porto Alegre, marcando a abertura do III FSM, são esperados cartazes contra a viagem do presidente à Suiça, contra a guerra no Iraque, contra a Alca, o FMI, os transgênicos, etc.

Chávez

Parece que o presidente da Venezuela, Hugo Cháves, acredita mesmo que vir ao Brasil o ajuda a atrair apoio internacional para enfrentar a crise política em seu país. Pela terceira vez em um curto espaço de tempo, o presidente venezuelano deve desembarcar em solo brasileiro. Sua visita está prevista para domingo, mas os organizadores do III FSM não sabem informar qual será a agenda de Cháves, já que ele não foi oficialmente convidado para estar em Porto Alegre. Ontem, prefeitos de todo o mundo, reunidos no III Fórum das Autoridades Locais, evento paralelo ao FSM, aprovaram uma moção de solidariedade ao presidente da Venezuela.

José Bov

Outra figura polêmica freqüente no Fórum de Porto Alegre é o ativista francês José Bové. No sábado, atendendo a um convite de João Pedro Stédile, do MST, e do deputado estadual gaúcho frei Sérgio Görgen, do PT, ele vai visitar lavouras de fumo em Santa Cruz do Sul. Ainda não se sabe se haverá algum tipo de manifestação contra as fumageiras. Em 2001, durante o I FSM, Bové participou da depredação de uma lavoura experimental de soja transgênica da multinacional Monsanto e acabou indo mais cedo para casa. Ontem, Bové participou da Assembléia Mundial dos Camponeses, promovida pela Via Campesina, formada por mais de 70 ONGs de todo o mundo, entre elas, o MST.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Relator retira 'jabuti' com impacto de R$ 24 bi nas contas de luz de projeto sobre combustíveis

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus cresce 11,4% em agosto

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social no estado do RJ

Governo aposta em três projetos que somam R$ 56 bilhões para destravar investimentos verdes