Exame Logo

Desenrola: Haddad detalha programa de renegociação de dívidas; acompanhe ao vivo

Nesta primeira fase, a prioridade será da faixa 2, que atende dívidas bancárias, como as do cartão de crédito

Haddad: para renegociação de dívidas começou a valer a partir desta segunda-feira, 17 (Diogo Zacarias/Flickr)
Antonio Temóteo

Repórter especial de Macroeconomia

Publicado em 17 de julho de 2023 às 16h45.

Última atualização em 17 de julho de 2023 às 16h53.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, convocou uma entrevista coletiva para esta quinta-feira, 17, para detalhar o programa Desenrola, criado pelo governo para a renegociação de dívidas. Nesta primeira fase, a prioridade será da faixa 2, que atende dívidas bancárias, como as do cartão de crédito.

Entenda as principais regras do Desenrola

Devedores com renda de dois salários mínimos até R$ 20 mil poderão procurar as instituiçõesfinanceiras para renegociar débitos, sem limite de valores.As negociações estarão isentas de pagamento de imposto sobre operações financeiras (IOF).

A exigência do governo aos bancos é que, na renegociação, o parcelamento seja de, no mínimo, 12 meses. Serão beneficiadas dívidas contraídas entre 2019 e 31 de dezembro de 2022.

Veja também

A expectativa é que 30 milhões de pessoas sejam atendidas por esse formato. O universo de inadimplentes no Brasil é de 70 milhões de pessoas. A maior parte das dívidas é com cartão de crédito, com juros de até 450% ao ano.

Também nessa primeira fase do Desenrola, brasileiroscom dívidas em atraso de até R$ 100 com bancos terão o nome limpo. A estimativa é que 1,5 milhão de brasileiros fiquem com o nome limpo.

Acompanhe tudo sobre:DesenrolaMinistério da FazendaFernando HaddadCréditoJurosDívidas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame