Exame Logo

Déficit em transações correntes é o menor desde 97

O balanço de pagamentos (total das transações do país com o exterior), registrou déficit nas transações correntes (operações de comércio e serviços com o exterior) de 550 milhões de dólares, em julho. De acordo com relatório divulgado pelo Banco Central, é o melhor resultado nas transações correntes desde janeiro de 1997. O documento informa também […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h04.

O balanço de pagamentos (total das transações do país com o exterior), registrou déficit nas transações correntes (operações de comércio e serviços com o exterior) de 550 milhões de dólares, em julho. De acordo com relatório divulgado pelo Banco Central, é o melhor resultado nas transações correntes desde janeiro de 1997.

O documento informa também que esse resultado foi totalmente financiado pelo ingresso de investimentos estrangeiros diretos de US$ 929 milhões. O resultado global do balanço de pagamentos foi deficitário em 2,4 bilhões de dólares, em julho.

Veja também

O déficit em transações correntes (total das operações de comércio e de serviços do país com o exterior) deverá cair de 17,034 bilhões de dólares (3,14% do PIB), neste ano, para 15,401 bilhões de dólares (2,67% do PIB), em 2003. O déficit das transações correntes, acumulado de janeiro a julho, atinge US$ 8,831 bilhões.

O total estimado da dívida externa, em maio, alcançou 208,2 bilhões de dólares. Segundo relatório do Banco Central divulgado há pouco, em comparação ao apurado em março, a dívida apresentou redução de 2,6 bilhões de dólares.

A dívida de médio e longo prazos, de 178,6 bilhões de dólares, foi reduzida em 2,7 bilhões de dólares, enquanto a dívida de curto prazo, de 29,5 bilhões de dólares, aumentou 110 milhões de dólares.

As informações são da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame