Economia

Déficit comercial dos EUA tem leve queda em agosto

O déficit comercial dos Estados Unidos de agosto diminui cerca de 2,1% e ficou em 39,2 bilhões de dólares, graças a uma queda recorde na venda de peças, motores e carros importados. O blecaute na costa leste do país também contribuiu, segundo analistas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (10/10) pelo Departamento de Comércio dos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h53.

O déficit comercial dos Estados Unidos de agosto diminui cerca de 2,1% e ficou em 39,2 bilhões de dólares, graças a uma queda recorde na venda de peças, motores e carros importados. O blecaute na costa leste do país também contribuiu, segundo analistas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (10/10) pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

A diminuição do déficit surpreendeu o mercado, que apostava num aumento em relação a julho, mês em que a diferença entre as importações e as exportações no país foi de 40 bilhões de dólares.

O número de agosto é o menor desde fevereiro deste ano. De lá pra cá, o déficit não parou de subir. A maior alta, de 42,9 bilhões de dólares foi registrada em março.

Mesmo com a queda, as importações da China continuam incomodando a economia americana. Em agosto, o valor das importações do país foi de 13,7 bilhões de dólares e o déficit mensal chegou a 11,7 bilhões de dólares --- o maior já registrado pelos Estados Unidos com um único país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor