Economia

Cresce expectativa de novo corte na Selic

A taxa de juros básica da economia vai cair na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), segundo as expectativas dos Top 5, as instituições financeiras consultadas semanalmente pelo Banco Central (BC) e que mais acertam em suas projeções macroeconômicas. Segundo o relatório de mercado do BC, espera-se uma nova redução de 0,25 ponto […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h25.

A taxa de juros básica da economia vai cair na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), segundo as expectativas dos Top 5, as instituições financeiras consultadas semanalmente pelo Banco Central (BC) e que mais acertam em suas projeções macroeconômicas. Segundo o relatório de mercado do BC, espera-se uma nova redução de 0,25 ponto percentual na taxa, como ocorreu na reunião do Copom, em março. O corte, no mês passado, chegou a surpreender os investidores e analistas. À época, grande parte dos economistas-chefe de bancos argumentava que os números da inflação não permitiam uma diminuição na Selic.

Para o economista-chefe do Bradesco, Octavio de Barros, o relatório de inflação do primeiro trimestre, divulgado pelo BC na semana passada, traz indicações de um novo corte de 0,25 ponto percentual. O relatório mostra um cenário de desaceleração da alta dos preços e de pouca contaminação dos índices de preços ao consumidor pela alta dos custos do atacado - que sobem, especialmente, em razão de commodities como soja e minério de ferro.

Na avaliação do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, o relatório também mostra uma "idéia de missão cumprida: a manutenção dos juros em janeiro e fevereiro já teria sido suficiente para ancorar tanto as expectativas de inflação quanto o comportamento dos formadores de preços, evitando que a elevação da inflação no primeiro trimestre pudesse adquirir um caráter persistente".

A reunião do Copom começa na terça-feira (13/4) e encerra-se na quarta com a divulgação da decisão do comitê sobre a taxa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo convoca reunião para discutir mudança no teto de juros consignado do INSS

Comunicação do governo e inflação: os recados de Haddad para 2026

Haddad: reforma dos supersalários e previdência militar devem ser votados em 2025

Haddad: ajuste de Milei recai sobre base da pirâmide e 60% dos argentinos estão na pobreza