Economia

Cota da Opep fica inalterada

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu nesta quarta-feira (11/6) manter sua cota de produção em 25,4 milhões de barris diários (mbd). "Não haverá corte da produção", informou o ministro de Petróleo dos Emirados Árabes Unidos, Obaid bin Saif Al Nasseri, no final da reunião em Doha, que reuniu dez ministros de Petróleo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h24.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu nesta quarta-feira (11/6) manter sua cota de produção em 25,4 milhões de barris diários (mbd). "Não haverá corte da produção", informou o ministro de Petróleo dos Emirados Árabes Unidos, Obaid bin Saif Al Nasseri, no final da reunião em Doha, que reuniu dez ministros de Petróleo da Opep.

O ministro de Petróleo do Qatar, Abdallah ben Hamad Al-Attiyah, que ocupa a presidência do cartel, disse que a Opep deve fazer em 31 de julho uma reunião em Viena, para "avaliar o mercado", após o retorno do produto iraquiano.

A decisão da Opep de não modificar sua cota, estabelecida em abril passado, pôs fim a um suspense de várias semanas nos mercados do petróleo e pressionou para cima o preço, que alcançou nos últimos dias seu nível mais alto desde o conflito no Iraque.

O barril do petróleo esteve cotado ontem em Nova York em 31,73 dólares -aumento de quase 30% em relação ao ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mundo está mais instável e empresas têm que monitorar risco geopolítico, diz especialista

Exclusivo: governo debate tributar importado “poluente” e coalizão de países para mercado de carbono

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix