Economia

Coreia do Sul baixa juros pela primeira vez desde 2009

O Banco Central do país reduziu nesta quinta-feira as taxas de juros em 0,25%, para 3%, surpreendendo analistas

A Coreia do Sul decidiu baixar os juros para atenuar os impactos da crise econômica na Europa que atinge o setor exportador do país (Chung Sung-Jun/Getty Images)

A Coreia do Sul decidiu baixar os juros para atenuar os impactos da crise econômica na Europa que atinge o setor exportador do país (Chung Sung-Jun/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2012 às 08h37.

Seul - O Banco Central da Coreia do Sul (BOK) reduziu nesta quinta-feira as taxas de juros em 0,25%, para 3%, em seu primeiro corte desde fevereiro de 2009, o que surpreendeu os analistas da quarta maior economia da Ásia.

A redução produzida pelo BOK acontece uma semana depois dos cortes praticados por Banco Central Europeu (BCE) e Banco Popular da China a fim de estimular a economia, prejudicada pela crise de dívida na zona do euro.

Os analistas sul-coreanos indicaram que a decisão do BOK também faz parte dos esforços coordenados para amortecer o impacto da crise na Europa, que alcançou o setor exportador da Coreia do Sul.

Neste contexto, a previsão é que a economia sul-coreana reflita um arrefecimento no segundo trimestre do ano, após ter crescido 0,9% entre janeiro e março frente ao trimestre anterior.

A preocupação com a situação nos países do euro levou o Governo sul-coreano a revisar para baixo sua previsão de crescimento do PIB para 2012 de 3,7% a 3,3%.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulCrises em empresasJuros

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame