A Coreia do Sul decidiu baixar os juros para atenuar os impactos da crise econômica na Europa que atinge o setor exportador do país (Chung Sung-Jun/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 12 de julho de 2012 às 08h37.
Seul - O Banco Central da Coreia do Sul (BOK) reduziu nesta quinta-feira as taxas de juros em 0,25%, para 3%, em seu primeiro corte desde fevereiro de 2009, o que surpreendeu os analistas da quarta maior economia da Ásia.
A redução produzida pelo BOK acontece uma semana depois dos cortes praticados por Banco Central Europeu (BCE) e Banco Popular da China a fim de estimular a economia, prejudicada pela crise de dívida na zona do euro.
Os analistas sul-coreanos indicaram que a decisão do BOK também faz parte dos esforços coordenados para amortecer o impacto da crise na Europa, que alcançou o setor exportador da Coreia do Sul.
Neste contexto, a previsão é que a economia sul-coreana reflita um arrefecimento no segundo trimestre do ano, após ter crescido 0,9% entre janeiro e março frente ao trimestre anterior.
A preocupação com a situação nos países do euro levou o Governo sul-coreano a revisar para baixo sua previsão de crescimento do PIB para 2012 de 3,7% a 3,3%.