Exame Logo

Copom mantém taxa de juros em 16% ao ano

Para economista, palavras de Palocci e Greenspan foram decisivas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h41.

Pela quarta vez neste semestre,o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, inalterada. Os membros do Copom votaram, por unanimidade, pela manutenção dos juros em 16% ao ano na reunião que se encerrou hoje (16/6). "Era totalmente esperado. A decisão é até meio trivial", afirma Marco Maciel, economista-chefe do Banco Santos. Em sua análise, o primeiro fator que deve ter sido levado em consideração pelos membros do comitê foram as perspectivas de inflação. "Mudamos nossa projeção interna, por exemplo, de um IPCA de 6,5% para 6,8% em 2004, e de 10% para 11% para o IGP-M. E é preciso considerar que em algum momento, o IGP vai para o IPCA."

Maciel também aponta o câmbio elevado e a alta do petróleo como fatores fundamentais para a continuidade da Selic. "Mesmo que o BC tenha embutido o reajuste de combustíveis em seu modelo, é bom olhar para essa variável com cuidado."

Outro dado que chama a atenção do analista foi o que considera uma mudança de tom, na direção de maior conservadorismo, da autoridade monetária americana. "O discurso do Greenspan [presidente do Fed, banco central dos EUA] mudou um pouco a tônica, na linha de que, se tiver de ser agressivo no aumento de juros para controlar a inflação, será. É um pontinho que perturba todo mundo." Esse elemento perturbador, diz Maciel, compensou uma leve melhora no cenário externo. O Fed anuncia no próximo dia 30 em que medida vai elevar os juros básicos da economia americana.

Veja também

Finalmente, Maciel considera que o discurso do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, segundo o qual a taxa de juros já cumpriu o papel que tinha para cumprir, trouxe uma mensagem clara ao mercado. "A Selic está no lugar em que tinha de estar."

O Copom volta a se reunir no dia 21 de julho.

2004
Junho
16% ao ano
Maio
16% ao ano
Abril
16% ao ano
Março
16,25% ao ano
Fevereiro
16,5% ao ano
Janeiro
16,5% ao ano

2003
Dezembro
16,5% ao ano
Novembro
17,5% ao ano
Outubro
19% ao ano
Setembro
20% ao ano

Fonte: BC

Clique aqui para ver a série histórica da Selic desde 5/3/1999

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame