Confiança na economia da zona do euro cai em junho
Movimento resulta de temores de que conflito no Iraque vá causar a elevação dos preços do petróleo e que qualquer escalada da crise na Ucrânia possa pesar
Da Redação
Publicado em 27 de junho de 2014 às 08h42.
Bruxelas - A confiança na economia da zona do euro caiu inesperadamente em junho em decorrência dos temores de que o conflito no Iraque vá causar a elevação dos preços do petróleo e que qualquer escalada da crise na Ucrânia possa pesar sobre o crescimento da zona do euro.
O índice de confiança na economia da Comissão Europeia (ESI, na sigla em inglês) para os 18 países que compartilham o euro caiu para 102,0, ante 102,6 em maio em números revisados. Economistas haviam previsto um avanço para 103,0.
O recuo se deveu principalmente à queda no otimismo no setor industrial e no de construção, e entre consumidores. "Como essa perda de ímpeto se espalha por um grande número de Estados-membros ... uma causa comum, como riscos geopolíticos, parece provável", disse Evelyn Hermman, economista do BNP Paribas.
"Realmente, o potencial de altas inesperadas nos preços de petróleo, causadas pela incerteza no Iraque, é um risco ao crescimento. O potencial de mais sanções contra a Rússia também é um risco para a perspectiva de crescimento da zona do euro".