Comércio internacional deve crescer 3% em 2003, segundo a OMC
quando houve retração de 1% - e foi impulsionado em grande parte pelo desempenho da Ásia, cujo comércio apresentou alta de 12,5% em volume. Na China, o comércio internacional foi expandido em 20%. Na Índia, segundo país mais populoso da região, a alta também foi de dois dígitos. Já o Japão, apesar de ser a […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h48.
quando houve retração de 1% - e foi impulsionado em grande parte pelo desempenho da Ásia, cujo comércio apresentou alta de 12,5% em volume. Na China, o comércio internacional foi expandido em 20%. Na Índia, segundo país mais populoso da região, a alta também foi de dois dígitos. Já o Japão, apesar de ser a maior economia da região, apresentou o modesto crescimento de 3%.
Nos Estados Unidos, ao longo de 2002, o contínuo gasto dos consumidores permitiu um aumento da ordem de 3% no comércio internacional, apesar das exportações terem apresentado recuo próximo a 4%, reflexo da retração em países do Leste Europeu e da América Latina, além do Japão.
Especificamente com relação ao desempenho da América Latina em 2002, o relatório afirma que a região viveu um dos seus piores anos com as crises da Argentina, da Venezuela e do Brasil. O desempenho foi um dos mais negativos desde os anos 80. As importações recuaram mais de 5%, enquanto as exportações cresceram cerca de 2%, com o declínio dos negócios entre os países do Mercosul.