Exame Logo

Comércio eletrônico deve crescer 40% ao ano até 2010

Em 2005, vendas pela internet na América Latina superaram US$ 4,3 bilhões

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

O comércio eletrônico nos países da América Latina deve crescer em ritmo superior a 40% ao ano até 2010. Isso é o que prevê a Visa International, que divulgou nesta terça-feira (24/10) um estudo sobre o assunto.

De acordo com a administradora de cartões, as vendas online realizadas nos países latinos superaram 4,3 bilhões de dólares no ano passado. No Brasil, o crescimento foi de 50%, enquanto no México, Chile e Venezuela foram de 104%, 100% e 185%, respectivamente.

Veja também

Apesar de apresentar menor taxa de expansão que os vizinhos, em 2005, o Brasil foi responsável por 43% de todas as transações de comércio eletrônico direto com o consumidor da América Latina. Segundo a Visa, a crescente expansão da banda larga, a alta taxa de penetração de cartões de crédito e aconfiançados consumidores nas lojas virtuais são os principais fatores que impulsionam o desenvolvimento do e-commerce no país.

Ao contrário do que acontece em outros países da América Latina, no Brasil, 87% das compras online são realizadas em sites locais. Viagens e lojas de departamento são as duas categorias que mais movimentam recursos pela web - 50% e 25%, respectivamente. "Os setores que apresentam mais condições de continuar crescendo na região são os de tecnologia, turismo e entretenimento. Da mesma forma, o setor governamental conta com um grande potencial para oferecer produtos e serviços através da rede", afirma Nils Strandberg, presidente da AmericaEconomia Intelligence, que desenvolveu a pesquisa conjuntamente com a Visa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame