Economia

China recorre à OMC contra EUA por longa lista de produtos

A ação acontece no mesmo dia em que o governo americano acusou a China de favorecer indevidamente a exportação de seus automóveis


	Imagem de uma fábrica automotiva em Toledo, nos Estados Unidos: segundo os EUA, Pequim injetou mais de um bilhão de dólares em subsídios a exportadores automotivos 
 (J.D. Pooley/Getty Images/AFP)

Imagem de uma fábrica automotiva em Toledo, nos Estados Unidos: segundo os EUA, Pequim injetou mais de um bilhão de dólares em subsídios a exportadores automotivos  (J.D. Pooley/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 13h03.

Genebra - A China recorreu nesta segunda-feira à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra "medidas compensatórias e antidumping" dos Estados Unidos que afetam uma longa lista de produtos chineses.

Entre os produtos exportados pela China figuram o papel, aço, pneus, ímãs, produtos químicos ou equipamentos de cozinha ou de energia eólica, indicou a OMC.

A "demanda de consultas" - etapa necessária antes do procedimento de resolução de conflitos da OMC - acontece no mesmo dia em que o governo dos Estados Unidos apresentou uma ação similar contra a China, acusada de favorecer indevidamente a exportação de seus automóveis.

A demanda americana está centrada no programa "básico exportador" chinês, com o qual Pequim oferece apoio às montadoras em regiões pensadas para virar centros exportadores.

Segundo a queixa dos Estados Unidos, Pequim injetou mais de um bilhão de dólares em subsídios a exportadores automotivos sob o programa, entre 2009 e 2011.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAutoindústriaChinaEstados Unidos (EUA)IndústriaIndústrias em geralOMC – Organização Mundial do ComércioPaíses ricosSubsídios

Mais de Economia

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Mais na Exame