Exame Logo

China quer financiar ferrovia brasileira e receber soja

A China planeja investir em infra-estrutura ferroviária no Brasil e receber em troca soja, álcool e algodão. Uma delegação chinesa está no Brasil e discutiu o financiamento da construção de ferrovias no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta quarta-feira (4.2). Segundo o gerente da China Base Jake Import and Export, Yang Wei Jian, a […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

A China planeja investir em infra-estrutura ferroviária no Brasil e receber em troca soja, álcool e algodão. Uma delegação chinesa está no Brasil e discutiu o financiamento da construção de ferrovias no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta quarta-feira (4.2).

Segundo o gerente da China Base Jake Import and Export, Yang Wei Jian, a China tem uma reserva para investimentos internacionais de 400 bilhões de dólares. O interesse chinês no Brasil se explica, entre outros motivos, no fato de a demanda anual chinesa por soja chegar a 30 milhões de dólares. Jian informou que os empreendedores têm condições de garantir um custo 30% inferior em razão do uso de tecnologias avançadas.

Veja também

Os primeiros protocolos de intenção devem ser assinados em maio, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para a China. Segundo o secretário-executivo do ministério, Amauri Dimarzio, alguns negócios já estão sendo fechados com cooperativas de soja de São Paulo, Paraná e Goiás.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame