Economia

Cheques sem fundos somam recorde de R$ 31,5 bi no 1º semestre

Dado contrasta com queda em número de cheques devolvidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h21.

Os cheques sem fundos bateram um recorde nos primeiros seis meses do ano. De acordo com a CheckOK e a ABM Consulting, responsáveis pelo levantamento, não se via um valor tão alto para um primeiro semestre desde 1997.

No total, o calote chegou a 31,5 bilhões de reais em termos nominais. De acordo com Gustavo Pedreira, analista financeiro da ABM, mesmo quando os valores são corrigidos pela inflação o rombo do primeiro semestre de 2004 continua sendo o maior dos últimos sete anos.

Apesar do recorde no valor total em reais, o número de cheques devolvidos caiu pela quarta vez consecutiva do número de cheques devolvidos. Em junho, houve um recuo de 2,1% na comparação com mesmo mês de 2003.

De 174,4 milhões de cheques compensados em junho, 8,9 milhões foram devolvidos duas vezes por insuficiência de saldo ou não foram pagos por conta encerrada, sustação de pagamento ou detecção de prática ilegal. Isto significa que havia 51 cheques sem fundos a cada mil compensados no mês passado, o menor índice desde janeiro deste ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada