Burocracia é veneno para empresário, diz Civita
Para presidente do Grupo Abril, problema do excesso de controles faz parte da história do Brasil e é a "ante-sala do inferno" para empresários
Da Redação
Publicado em 27 de maio de 2013 às 08h34.
Há apenas dois interessados na burocracia os burocratas e os vendedores de facilidades. A constatação é de Roberto Civita, presidente do Grupo Abril, na abertura do <em>EXAME Fórum Desburocratizar para Crescer</em>, nesta segunda-feira (23/8). "A burocracia é o inferno ou, no mínimo, a ante-sala do inferno."</p>
Civita lembra que a burocracia não foi inventada pelo governo do PT, nem mesmo pelos militares, mas vem desde os tempos de Tomé de Souza, que chegou à colônia portuguesa com a missão de acabar com a falta de regras nas capitanias "e teve amplo sucesso".
O presidente do Grupo Abril também destaca o caráter de permanente prejuízo à economia causado pelo excesso de normas sobre a atividade empresarial. "Se a burocracia fosse apenas incômoda, vá lá. Mas é um veneno."
Segundo Civita, o "castelo burocrático" é baseado no pressuposto de que as pessoas são desonestas. "Não estou sugerindo complacência ou leniência com o desonesto", diz. Em sua opinião, os controles devem ser posteriores, já que a grande maioria das pessoas trabalha e faz negócios de boa-fé.