Brasil pode se tornar o maior exportador de orgânicos em dez anos
Segundo Embrapa, agricultura orgânica no Brasil apresenta vantagens que outros não oferecem
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h33.
Dentro de uma década, o Brasil poderá se tornar o maior exportador de produtos orgânicos do mundo. A avaliação é do agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Solos), José Carlos Polidoro.
O agrônomo faz parte do projeto "Desenvolvimento Tecnológico dos Sistemas Orgânicos de Produção Agropecuária com Base Ecológica", do qual participam cerca de 250 pesquisadores de 16 unidades da empresa e de 45 instituições parceiras, inclusive privadas e tem como objetivo pesquisar e desenvolver a agricultura orgânica no país. "A Embrapa entrou nisso para que se desenvolvam sistemas de produção orgânica com agropecuários. Essa é uma evolução muito grande, porque insere tecnologia à produção de agricultores de todos os portes", afirma.
Segundo ele, a posição do Brasil de grande exportador de orgânicos se dará com uma diferença muito grande em relação aos demais países. "Enquanto nos outros países a produção orgânica decorreu de uma simples substituição de insumos, no Brasil está sendo desenvolvido um sistema participativo, nas condições tropicais, cuja base é a agroecologia, diz Polidoro.
Com informações da Agência Brasil.