Exame Logo

BNDES vai financiar programa do biodiesel

Banco ampliou o prazo de financiamento para aquisição de veículos, tratores, colheitadeiras e geradores com motores homologados para utilizar biodiesel

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h19.

A nova diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou nesta sexta-feira (3/12), o Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Biodiesel. O governo autorizou recentemente a mistura de 2% de biocombustível ao óleo diesel a partir de 1º de janeiro de 2005. O problema é que a indústria brasileiranão tem capacidade para produzir o volume necessário. O apoio do BNDES, decidido na primeira reunião da nova diretoria, busca viabilizar a meta do governo. Não foi anunciado quanto dinheiro será destinado à iniciativa.

Segundo especialistas, para atender ao percentual de 2% seria preciso produzir ao ano 800 milhões de litros de biodiesel. O foco do governo, porém, é que este nível de mistura vai gerar 150 mil empregos em 2005 - a estimativa é do Ministério de Minas e Energia.

Veja também

Como estímulo à adoção do biodiesel, o banco ampliou em 25% o prazo total de financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos com motores homologados para utilizar 20% ou mais de biodiesel. A medida abrange veículos de transporte de passageiros e de carga, tratores, colheitadeiras e geradores. O BNDES também vai apoiar investimentos em armazenagem e logística de escoamento da produção.

O biodiesel pode ser obtido a partir de gorduras vegetais, óleos vegetais virgens (soja, mamona, girassol, canola, babaçu, etc.), resíduos de gorduras, óleos utilizados em indústrias e resíduos provenientes de processos de tratamento de esgotos.

Condições

O BNDES vai financiar até 90% dos itens passíveis de apoio para "projetos com inclusão social" cobrando, no máximo, a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 1% ao ano no caso de micros, pequenas e médias empresas. Quando o projeto não tiver caráter social, serão financiados 80%, com TJLP mais 2%. Para grandes empresas, o banco vai cobrar TJLP mais 2% ao ano (projetos sociais) ou 3% ao ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame