BCE: Trichet mudou viagem por questão meramente logística
BRUXELAS, 9 de fevereiro (Reuters) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, está adiantando seus planos de viagem, de sair da Austrália e retonar à Europa, meramente por questões logísticas, disse um porta-voz da entidade nesta terça-feira. "O problema foi que, no último minuto, sua saída da Austrália foi mudada porque havia […]
Da Redação
Publicado em 9 de fevereiro de 2010 às 09h21.
BRUXELAS, 9 de fevereiro (Reuters) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, está adiantando seus planos de viagem, de sair da Austrália e retonar à Europa, meramente por questões logísticas, disse um porta-voz da entidade nesta terça-feira.
Mais cedo, autoridades do banco central da Austrália e do BCE haviam dito que Trichet estava diminuindo o tempo de viagem à Austrália para que pudesse participar de uma cúpula especial da União Europeia sobre economia em Bruxelas na quinta-feira.
De acordo com o BC australiano e com o site do BCE, Trichet ficaria na Austrália até quarta-feira.
A mudança na viagem levantou especulações nos mercados financeiros de que ele estaria voltando antes para casa para discutir a possibilidade de uma alguma forma de ação da UE para ajudar a Grécia a resolver seus problemas de dívida.
No entanto, Krzyzanowski disse que Trichet já havia recebido e aceitado em meados de janeiro o convite para participar da cúpula europeia.
"O evento australiano foi planejado há um ano e meio. O senhor Trichet recebeu o convite do presidente (da UE) Van Rompuy imediatamente quando o senhor Van Rompuy anunciou que estava convocando a cúpula, em 16 ou 17 de janeiro, e o senhor Trichet disse que com certeza participaria."
Krzyzanowski acrescentou que "a situação absurda (de especulações) decorreu do fato de que alguém na Austrália disse que o senhor Trichet estaria reduzindo sua viagem. Tornou-se uma grande coisa, sendo que o senhor Trichet apenas escolheu um voo mais cedo por medo de perder a conexão".