Economia

BCE não irá resolver déficit da Grécia, diz Weidmann

Questionado sobre se a Grécia pode precisar de outro resgate, Jens Weidmann afirmou a repórteres que não quer comentar rumores

Jens Weidmann, presidente do banco central alemão, chega para coletiva de imprensa em Frankfurt, Alemanha (Alex Domanski/Reuters)

Jens Weidmann, presidente do banco central alemão, chega para coletiva de imprensa em Frankfurt, Alemanha (Alex Domanski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2012 às 14h39.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) não irá preencher os potenciais déficits de financiamento no orçamento da Grécia, afirmou nesta quarta-feira o membro do Conselho Administrativo do BCE, Jens Weidmann.

Questionado sobre se a Grécia pode precisar de outro resgate, Weidmann afirmou a repórteres após uma reunião com o ministro das Finanças da Itália, Vittorio Grilli, que não quer comentar rumores e que preferia aguardar uma avaliação formal da situação financeira da Grécia.

"Essa é uma questão que devenos perguntar a ministros das Finanças. Eles são responsáveis por organizar os programas e também por decidir sobre potenciais déficits financeiros. Não cabe aos bancos centrais resolver esses déficits. Essa é uma posição clara que eu tenho", disse Weidmann, que também chefia banco central alemão.

O vice-ministro das Finanças grego, Christos Staikouras, afirmou em um documento divulgado na terça-feira que Atenas pode pedir ao BCE uma rolagem de seus títulos gregos para ajudar o país em relação a déficits de financiamento.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBCECrise econômicaCrise gregaCrises em empresasDívida públicaEuropaGréciaPaíses ricosPiigs

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame