- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
BCE está pronto para agir mais se necessário, diz Draghi
BCE está injetando mais dinheiro no sistema bancário para desbloquear o crédito às famílias e às empresas
Modo escuro
Mario Draghi: "nós vemos os primeiros indícios de que o nosso pacote de flexibilização de crédito está oferecendo benefícios tangíveis" (Daniel Roland/AFP)
Publicado em 17 de novembro de 2014 às, 14h16.
Frankfurt - Os estímulos do Banco Central Europeu estão ganhando força, mas caso os esforços atuais não sejam suficientes para acelerar a recuperação da economia da zona do euro, o BCE está pronto para fazer mais, disse o presidente da autoridade, Mario Draghi, nesta segunda-feira.
Draghi disse que o ímpeto de crescimento da zona do euro enfraqueceu ao longo do verão (no hemisfério norte), mas que os passos da política monetária do BCE e as reformas dos países da zona do euro deveriam ainda levar a uma recuperação modesta no próximo ano e em 2016.
"Nós vemos os primeiros indícios de que o nosso pacote de flexibilização de crédito está oferecendo benefícios tangíveis", Draghi disse aos legisladores no Parlamento Europeu, acrescentando ser necessário mais tempo para as últimas medidas desdobrarem.
O BCE está injetando mais dinheiro no sistema bancário para desbloquear o crédito às famílias e às empresas, oferecendo aos bancos novos empréstimos de longo prazo e através da compra de dívida privada fora dos seus balanços.
A inflação anual na zona do euro tem ficado no que Draghi classifica como "a zona de perigo", abaixo de 1 por cento há um ano, alcançando 0,4 por cento em outubro, muito abaixo da meta de médio prazo, de um pouco abaixo de 2 por cento.
"Precisamos permanecer atentos a eventuais riscos para as nossas perspectivas de inflação, em particular no contexto de uma dinâmica de enfraquecimento do crescimento e de uma dinâmica monetária e de crédito oprimida", disse Draghi.
Ele reforçou que o BCE está pronto para fazer mais se a inflação permanecer muito baixa por muito tempo, dizendo que a equipe do BCE está preparando terreno para mais ações caso sejam necessário e que tais medidas podem incluir a compra de títulos soberanos.
Imprimir dinheiro para comprar mais dívida soberana, conhecido como "quantitative easing", enfrenta duras oposições da Alemanha.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.