Exame Logo

BC renova 61,6% da dívida em dólar; moeda fecha em R$ 3,92

O Banco Central não conseguiu rolar o que faltava da dívida de 3,6 milhões de dólares que vence amanhã e o dólar fechou em alta de 1,95%, cotado a 3,92 reais. O mercado de câmbio operou com alta volatilidade e pressionado pelos investidores que receberão o pagamento da dívida amanhã. Pago em reais, o valor […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

O Banco Central não conseguiu rolar o que faltava da dívida de 3,6 milhões de dólares que vence amanhã e o dólar fechou em alta de 1,95%, cotado a 3,92 reais. O mercado de câmbio operou com alta volatilidade e pressionado pelos investidores que receberão o pagamento da dívida amanhã. Pago em reais, o valor dos títulos públicos é corrigido pela Ptax (média do valor do dólar registrado pelo BC) de hoje.

Segundo informa a Agência Brasil, o BC renovou 61,6% da dívida em contratos de "swap" cambiais que vencem amanhã, o equivalente a 2,17 bilhões de dólares. Hoje, o BC renovou, numa primeira operação, 200,9 milhões, e na segunda tentativa, outros

83,5 milhões. Os contratos com prazo mais longo não obtiveram as taxas esperadas e o BC preferiu renegociar apenas os papéis com prazo mais curto, para 1º de novembro deste ano.

De acordo com o Departamento de Mercado Aberto do BC (Demab), o mercado pediu taxas elevadas para aceitar os contratos da dívida. O BC não aceitou as altas taxas cobradas e recusou todas as propostas dos bancos.

Veja também

No dia 23/10, vence 1,1 bilhão de dólares também em contratos vinculados ao câmbio.

O BC também atuou no mercado de câmbio vendendo dólares à vista. O valor não foi divulgado. Além disso, não foram leiloadas as linhas de financiamento às exportações, como ocorre quase diariamente.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame