Economia

Vassilios Rapanos será ministro das Finanças da Grécia

Rapanos, economista de formação, era até agora o presidente do conselho de administração do Banco Nacional da Grécia, o NBG

Mesmo nomeado, Vassilios Rapanos ainda não deve tomar posse hoje (Louisa Gouliamaki/AFP)

Mesmo nomeado, Vassilios Rapanos ainda não deve tomar posse hoje (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2012 às 07h55.

Atenas - O banqueiro Vassilios Rapanos, até então presidente do conselho de administração do Banco Nacional da Grécia (NBG), será nomeado o novo ministro das Finanças do governo da Grécia, embora não tomará posse já nesta quinta-feira, disse o próprio economista ao canal publico NET.

Em declarações em off, Rapanos explicou que antes de tomar posse, deverá esperar o retorno à Atenas do atual ministro das Finanças do Governo interino, Yorgos Zaniás, que se reúne hoje em Bruxelas com representantes do Eurogrupo, e amanhã com o Ecofin (Ministros de Economia e Finanças da UE).

Se o banqueiro assumisse o cargo nesta quinta, Zaniás não poderia representar a Grécia nessas reuniões.

Rapanos, economista de formação, era até agora o presidente do conselho de administração do Banco Nacional da Grécia (NBG), maior banco privado do país e que recebeu grandes injeções de dinheiro público nos últimos anos.

Às 13h locais (7h de Brasília) está previsto uma reunião do novo primeiro-ministro e líder do partido conservador Nova Democracia (ND), Antonis Samaras, com seus parceiros de coalizão, o líder do social-democrata Pasok, Evangelos Venizelos, e o líder da centro-esquerda Dimar, Fotis Kouvelis, para terminar de fechar a lista de ministros que comporão o Governo.

A expectativa é que o juramento dos ministros, com exceção de Rapanos, ocorra entre as 16h e 17h horas locais (10h-11h de Brasília). EFE

Acompanhe tudo sobre:BanqueirosCrise gregaEuropaGovernoGréciaPiigs

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega