Economia

Bancos terão padrões mais rígidos sob novas regras da Basileia

ZURIQUE (Reuters) - Grandes bancos terão que abrir mão de lucros maiores ou até mesmo aumentar capital para se proteger contra tempos difíceis a partir de 2012, sob novas propostas mais rígidas de reguladores internacionais, divulgadas nesta quinta-feira. As novas regras do Comitê da Basileia para Supervisão de Bancos vão introduzir padrões mais altos para […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2009 às 08h51.

ZURIQUE (Reuters) - Grandes bancos terão que abrir mão de lucros maiores ou até mesmo aumentar capital para se proteger contra tempos difíceis a partir de 2012, sob novas propostas mais rígidas de reguladores internacionais, divulgadas nesta quinta-feira.

As novas regras do Comitê da Basileia para Supervisão de Bancos vão introduzir padrões mais altos para volumes de ativos que os bancos precisarão ter e exigências mais estritas para liquidez.

"O conjunto completo ajustado de padrões será desenvolvido até o final de 2010 para ser introduzido gradualmente conforme as condições financeiras melhorem e a recuperação econômica esteja garantida, com o objetivo de implementação até o final de 2012", informa o comitê em comunicado.

Entre as novas regras estão medidas para incentivar a manutenção de reservas de capital em momentos de crescimento econômico, que podem ser retiradas em períodos de crise, e padrões mínimos de liquidez para bancos internacionalmente ativos.

(Reportagem de Sven Egenter)

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

China inaugura a era da “Economia de baixa altitude” com explosão de novos negócios em 2024

Banco Central da China cria linha de swap de US$ 70,6 bilhões para estimular economia

Setor de serviços recua 0,4% em agosto, após atingir recorde no mês anterior

Decisão sobre volta ou não do horário de verão será tomada na terça, diz ministro de Minas e Energia