Banco Mundial projeta queda de 3% para preços globais das matérias-primas em 2024
Entretanto, relatório aponta que o ritmo ainda contribuirá muito pouco para conter a inflação elevada na maioria dos países
Estadão Conteúdo
Agência de notícias
Publicado em 25 de abril de 2024 às 09h04.
Os preços das matérias-primas estão se estabilizando no mundo após uma descida acentuada, que foi decisiva para a redução da inflação global no ano passado.
Isso torna mais difícil para os bancos centrais reduzirem rapidamente as taxas de juros, de acordo com as mais recentes estimativas para os mercados de matérias-primas do Banco Mundial. O relatório conclui também que uma escalada no conflito no Oriente Médio poderia interromper o recuo da inflação.
Assumindo que não haverá mais agravamentos nas tensões geopolíticas, as previsões do Banco Mundial apontam para um declínio de 3% nos preços globais das matérias-primas em 2024 e de 4% em 2025.
Esse ritmo contribuirá muito pouco para conter a inflação elevada na maioria dos países, aponta o relatório.
Mais lidas
Mais de Economia
Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco CentralReunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastosArrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês