Economia

Arrecadação do governo bate recorde em janeiro

A arrecadação de impostos e contribuições federais atingiu em janeiro 28,170 bilhões de reais recorde histórico, com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Na comparação com igual mês do ano passado, houve aumento de real de 1,77% (IPCA) e 3,08% (IGP-DI). Em termos nominais (que não exclui a inflação acumulada no […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h25.

A arrecadação de impostos e contribuições federais atingiu em janeiro 28,170 bilhões de reais recorde histórico, com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Na comparação com igual mês do ano passado, houve aumento de real de 1,77% (IPCA) e 3,08% (IGP-DI). Em termos nominais (que não exclui a inflação acumulada no período), o aumento foi de 9,49%. Em relação a dezembro, houve crescimento de 4,70% (IPCA) e 4,54% (IGP-DI).

Segundo o secretário-adjunto da Receita Federal, Ricardo Pinheiro, o aumento da arrecadação no mês passado se deveu a fatores sazonais, como o incremento das vendas em dezembro por causa das festas de final de ano. O aumento na receita das empresas impactou os recolhimentos do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo convoca reunião para discutir mudança no teto de juros consignado do INSS

Comunicação do governo e inflação: os recados de Haddad para 2026

Haddad: reforma dos supersalários e previdência militar devem ser votados em 2025

Haddad: ajuste de Milei recai sobre base da pirâmide e 60% dos argentinos estão na pobreza