Economia

Analistas esperam PIB negativo no primeiro trimestre de 2003

Quem ainda nutria esperanças de uma virada da economia em 2003 deverá ficar decepcionado com a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano nesta quinta-feira (29/5). As projeções de bancos e consultorias mostram que o primeiro trimestre deste ano não acelerou -e pode ter, inclusive, dado marcha à ré- no ritmo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h43.

Quem ainda nutria esperanças de uma virada da economia em 2003 deverá ficar decepcionado com a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano nesta quinta-feira (29/5). As projeções de bancos e consultorias mostram que o primeiro trimestre deste ano não acelerou -e pode ter, inclusive, dado marcha à ré- no ritmo de crescimento do país.

Para o economista-chefe do ABN Amro Asset Management, Hugo Penteado, o PIB de janeiro a março irá registrar um recuo de 0,5% em relação ao trimestre anterior. A variação só não é mais negativa em razão das exportações que, no ano passado, cresceram 7,75% , afirmou Penteado.

Já a consultoria Global Invest estima que não haverá nenhuma variação entre um trimestre e outro. Para o analista econômico Nelson Bastos Carneiro, a estagnação decorre da alta taxa de juros, bandeira do governo federal para a defesa da inflação baixa. O problema é que, assim como o governo anterior, o atual mantém preços indexados. Se o preço da peloa de ferro no mercado internacional disparar, a conta de telefone vai ficar mais cara , disse Carneiro, referindo-se ao fato de o produto integrar o IPA (Índice de Preços por Atacado), que afeta o IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) que, por sua vez, é a base para o reajuste da tarifa telefônica.

Como a consultoria, o BBV Banco espera uma variação positiva de 1,3% entre o primeiro trimestre de 2003 e o mesmo período de 2002. Segundo o economista-chefe do BBV, Octavio de Barros, a variação é artificial, em razão de a "base de comparação (o primeiro trimestre de 2002) ser muito deprimida já que, no período, ainda se ressentia dos efeitos do racionamento de energia elétrica".

Já para o PIB anual, a expectativa é um pouco melhor. Veja os indicadores no quadro abaixo:

PIB 2003
Compare as projeções para o ano feitas pelos bancos:
InstituiçãoEm dezembro/02Em maio/03
BBV Banco1,4%1,9%*
Global Invest1,5%1,3%
ABN Amro 1,5%1,3%
CSFB1,0%1,4%
Ministério da Fazenda2,2%2%
* Se não fosse a contribuição do comércio exterior, a projeção
ficaria em 0,4%, diz a assessoria econômica do BBV.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Mais na Exame