Economia

Abear projeta crescimento de 7,4% da demanda por voos

Esse crescimento é superior aos 6,5% reportados em 2013


	Aviões estacionados no Aeroporto Internacional de Guarulhos: já a oferta deve aumentar 3,5% neste ano
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Aviões estacionados no Aeroporto Internacional de Guarulhos: já a oferta deve aumentar 3,5% neste ano (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2014 às 13h34.

São Paulo - A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) estima que a demanda doméstica por transporte aéreo crescerá 7,4% em 2014. A projeção leva em conta a média móvel de desempenho do tráfego aéreo.

Esse crescimento é superior aos 6,5% reportados em 2013 e, segundo a Associação, é bem próximo das variações médias históricas do mercado. "Com esse porcentual, o volume de passageiros dobra a cada dez anos", diz o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Já a oferta deve aumentar 3,5% neste ano, também tendo em vista os números de média móvel. Apesar de a entidade ter divulgado esse número, Sanovicz lembra que a oferta tem sido marcadamente estável nos últimos meses e que o número não é tão firme.

Copa

Mesmo com as projeções de crescimento, a entidade aponta que durante a Copa a tendência que de é que haja uma redução da demanda. "Na Alemanha, África do Sul e Londres (durante Copa e Olimpíadas) teve redução", disse Sanovicz.

Ele lembrou que apesar de a demanda recuar durante o Mundial, a tendência é que as viagens internacionais ao Brasil aumentem após a competição. "Quando a experiência durante a Copa foi positiva, as viagens se elevaram depois", disse.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteVeículosAviaçãoTransportesAviões

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro